Quadro de Apoio fica e greve chega ao fim

Noticias | 04/07/2022 às 14:31:27 | por Administrador

 

Foram 6 dias de greve, quase 10 meses de reuniões, assembleias, atos, audiências e paralisação que marcaram uma batalha que nesta segunda-feira (4) chegou ao fim e de forma vitoriosa. “A luta, ela continua; e não podemos baixar nossas cabeças a qualquer insinuação de assédio moral que possa acontecer. Reúna provas e denuncie, pois todos esses elementos servirão para melhorarmos nossa ação na justiça que continua tramitando, e com todo o empenho e atenção da nossa assessoria jurídica. Queremos também aqui agradecer o apoio da CUT Nacional, na pessoa da secretária geral licenciada, Carmen Foro; e da presidenta da CUT-PA, Euci Gonçalves”, destaca o coordenador da comissão de empregados do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

No dia 1º de junho, quando o funcionalismo do Quadro de Apoio (QA) recebeu o aviso prévio de demissão, a bancária do Quadro de Apoio, Sandra Souza fez um discurso comovente e triste, na porta da matriz do banco em Belém. “Nós chegamos aqui com toda garra para dar nossa força pro banco. Abdicando muitas vezes de ficar ao lado da nossa família, dos nossos filhos, pra poder fazer o melhor no nosso trabalho e para poder engrandecer o banco que nos alimenta, que nos dá o nosso pão de cada dia. Nós chegamos aqui cheios de caldo da nossa laranja, então agora o banco sugou todo o caldo e quer nos jogar no lixo e assim que estou me sentindo”.

Hoje, as lágrimas da bancária eram de alegria. “Eu ‘tô’ assim com meu coração muito emocionado de sentir essa força toda do nosso Quadro. Eu acho que isso tudo serviu pra gente se juntar, pra pegar nossa força e assim, é uma coisa muito gratificante desse resultado todo: da gente se sentir ameaçado, da gente se sentir sem perspectiva de ter um trabalho e de ir à luta pra conquistar isso. Ter apoio das nossas associações que foi muito importante, Sindicato, Aeba, de todos aqueles que se mobilizaram, dos nossos políticos que foram atrás, a gente se sente muito feliz, se sente importante, dada a nossa importância dentro do banco. Essa volta, esse ganho, que a gente já ganhou essa batalha, é uma coisa primordial pra gente seguir na nossa vida, no nosso caminho de bancário, dentro da instituição”, conta emocionada.

A felicidade de Sandra era também o sentimento de gratidão do Rubens Tabajara, bancário do Quadro de Apoio. “O sentimento é de gratidão, principalmente pela luta de todo o Quadro que se envolveu na luta principalmente pelas entidades, Sindicato e Aeba, aonde eles não mediram esforços de buscar essa primeira vitória. O que hoje a gente sente é uma gratidão muito grande em relação a nossa dignidade de saber que a gente não vai sair pela porta de trás, e vai sair sim, o dia que a gente quiser, pela porta da frente. Quadro de Apoio, resiste. Quadro de Apoio, fica”, comemora.

Sandra, Rubens e os mais de 50 bancários e bancárias do QA decidiram por unanimidade pelo fim da greve. Por conta da chuva do verão amazônico a assembleia foi do lado de dentro da agência marcada pela frase que virou jargão, dita em alto e bom som: “Quadro de Apoio, resiste! Quadro de Apoio, fica!”

 

 

Fonte: Bancários PA