Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias está nas ruas

Noticias | 02/07/2026 às 10:15:15 | por Administrador

Entidades sindicais realizam caravanas para aprofundar o diálogo com os trabalhadores e ampliar a mobilização para a Campanha Nacional Unificada 2026

Imagem ilustrativa

Desde a semana passada, a Federação dos Trabalhadores Bancários em Empresas de Crédito do Estado de São Paulo (Fetec/CUT-SP) realiza uma caravana que já passou pelas cidades de Presidente Prudente, Assis e segue para outros municípios do interior paulista.

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) também está em caravana, que já passou por Ibaiti e, nesta quarta-feira (1), visita Cornélio Procópio, com o planejamento de seguir para Londrina e Apucarana.

Na quinta-feira (2), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco (SEEC-PE) começará seu próprio movimento, pela capital Recife, continuando por Arcoverde e Salgueiro, antes de seguir para Carpina e outras cidades do interior do estado.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Pará e Amapá (Seeb/PA-AP) também iniciará nesta semana a sua caravana, começando pelas cidades de Bragança e Tracuateua.

"As caravanas são movimentos itinerantes realizados pelas entidades sindicais bancárias, desde os anos 1980. É uma estratégia de ampliar o contato com as trabalhadoras e os trabalhadores das bases, para dialogar diretamente com a categoria, com a população atendida pelos bancos e conhecer, de fato, a realidade de cada local", explica Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Contraf-CUT, entidade representativa do setor financeiro e que congrega federações e sindicatos da categoria bancária de todo o país.

Juvandia destaca ainda que, neste ano, as caravanas têm o papel fundamental de mobilizar a categoria e informar a sociedade sobre a Campanha Nacional de 2026, "tendo em vista que este é um ano de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) unificada e nós já estamos em campanha salarial e por mais direitos", completa a dirigente.

Campanha Nacional Unificada 2026 - “Bancárias e Bancários: feitos de esperança, movidos pela luta”

Nesta quinta-feira (2) também acontece o primeiro encontro da série de mesas de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT, que deve ser assinada até a véspera da data-base da categoria, em 1º de setembro.

A pauta de reivindicações dos bancários e das bancárias, entregue à representação dos bancos no dia 24 de junho, foi aprovada na 28ª Conferência Nacional dos Bancários, com base em propostas discutidas nas conferências estaduais, regionais e congressos por bancos.

A Consulta Nacional dos Bancários que, neste ano, bateu recorde com a participação de 54.952 respondentes de todo o país, também contribuiu para a edição final da pauta de reivindicações, que inclui entre as exigências:

- 5% de aumento real no salário e nas demais verbas, como PLR, VA e VR;
- Fim das metas abusivas;
- Manutenção do formato atual da PLR (percentual do salário mais parcela fixa e adicional);
- Manutenção dos direitos conquistados;
- Manutenção da mesa única, da CCT pra toda a categoria e dos direitos já conquistados;
- Defesa do emprego bancário;
- Defesa dos bancos públicos;
- Distribuição melhor dos ganhos da tecnologia, e pelo fim do monitoramento excessivo no teletrabalho, preservando a privacidade do bancário.

O Comando Nacional destaca que, entre 2020 e 2025, os bancos privados e públicos continuaram mantendo tendência de alta nos lucros, com crescimento de 114% e 46%, respectivamente, nos resultados.

“A luta da categoria bancária, na campanha de renovação da CCT deste ano, é pela manutenção de direitos, historicamente conquistados, por um ambiente de trabalho seguro e para que os bancos não retenham os ganhos de produtividades promovidos pelos avanços tecnológicos e sim que revertam esses ganhos a partir da valorização os trabalhadores, que são fundamentais na produção dos resultados multibilionários alcançados todos os anos por essas empresas”, pontua Juvandia Moreira