O Sindicato dos Bancários de Roraima irá aderir à paralisação nacional nesta quinta-feira (20). Com isso, nenhuma agência bancária da capital Boa Vista ou do interior estará aberta amanhã.
Segundo o presidente do sindicato, Adauto Andrade, a motivação da paralisação é solicitar melhorias para a classe, como reajustes nos salários, convocação de concursos públicos para aumento da equipe e entre outras reclamações.
A decisão foi deliberada em assembleia e deixará o atendimento paralisado por 24 horas, com as atividades retornando normalmente a partir de sexta-feira (21). A medida foi tomada após tentativas de acordo com a Fenaban, que segundo Adauto, não tiveram respostas.
É uma forma de gerar uma pressão nos banqueiros para que eles se sintam forçados a apresentarem uma proposta, por melhores condições de trabalho, valorização da categoria, planos de saúde, concursos públicos. Por quê? Porque a população vem sofrendo muito aqui em Roraima também com a demora no atendimento. Mas não é por culpa dos bancários, é por falta de funcionários. Isso acontece muito, falta de condições de trabalho, assédio moral.
Além da defasagem na equipe, outra questão que é apontada como uma das principais reinvidicações é o reajuste salarial de 5% + inflação.
Autoatendimento e aplicativos ainda irão funcionar
A paralisação afetará somente os serviços presenciais de atendimento. Serviços como pix e demais assuntos resolvidos por meio do aplicativo dos bancos continuarão funcionado normalmente.
Aparelhos de autoatendimento 24h, distribuídos em pontos diferentes da cidade, também não serão afetados.



