Carta aberta da Fetec aos empregados da Caixa e ao povo brasileiro
Federação Centro-Norte critica prática da direção, que coloca em risco o papel de banco público, e defende reajuste zero no Saúde Caixa e a retificação do edital do concurso para Técnico Bancário Novo de 2024

A Caixa Econômica Federal, rumo aos 165 anos, é uma estatal brasileira considerada um dos principais patrimônios do nosso povo. Tem forte participação na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, atuando como agente financeiro do governo federal e parceiro estratégico do Estado.
A frase "a Caixa é de todos os brasileiros" reflete o importante papel da instituição financeira como um banco acessível e presente em todo o país, com foco em políticas públicas e inclusão social. Porém, essa realidade encontra-se em risco.
Nesse momento em que o debate das eleições gerais de 2026 encontra-se antecipado e propostas da extrema-direita sobre o fim dos bancos públicos volta ao cenário político nacional, observamos decisões da atual direção da Caixa enfraquecerem o seu papel social e atuação enquanto banco público.
A redução da sua rede de atendimento ao fechar agências físicas, diminuir a lotação de empregados em suas unidades e manter a postura intransigente de não retificação do edital do concurso de 2024, que permitiria a convocação dos aprovados excedentes nas centenas de vagas disponíveis para técnico bancário em todo o país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, provoca uma precarização nas condições de trabalho e piora no atendimento aos clientes e usuários.
A consequência dessa estratégia organizacional da empresa acarreta em aumento do adoecimento dos empregados Caixa, também pela crescente cobrança das metas e utilização da exposição dos trabalhadores através de ranqueamentos internos, com consequente aumento na utilização do Saúde Caixa, e a exclusão bancária dos clientes e usuários com menor poder aquisitivo.
Pelos motivos acima mencionados e em defesa da Caixa como patrimônio do povo brasileiro, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) se posiciona pelo reajuste zero no Saúde Caixa e pela retificação do edital do concurso para Técnico Bancário Novo de 2024, inclusive colocando-se à disposição dos aprovados excedentes para ingressar como "Amicus Curiae" caso o único caminho para garantir a possibilidade de convocação seja pela via judicial.
Direção da Caixa, respeite seus empregados e o povo brasileiro!
Rodrigo Britto
Presidente da Fetec-CUT/CN